MOVIMENTO “UM NOVO RUMO PARA O SINTEEMAR”

Publicado: 26/02/2013 em Temas para discussão e reflexões

Carta de Princípios

 

 

Os últimos anos têm sido de grande importância para os rumos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os sucessivos cortes orçamentários impostos pelo governo do Paraná e sua tentativa de gerir a universidade como se esta fosse uma empresa privada vêm deteriorando as condições de trabalho e de estudo. O aumento das mobilizações de estudantes, técnico-administrativos e professores nos últimos dois anos expressam a crescente insatisfação da comunidade acadêmica com o destino da universidade.

Essas mobilizações, contudo, ainda não causaram o impacto necessário para gerar uma mudança no funcionamento da UEM. Com o objetivo de elaborar coletivamente estratégias de ação em favor de melhores condições de trabalho e de estudo, um grupo de servidores técnico-administrativos, professores, estudantes e membros da comunidade externa vêm se reunindo desde outubro de 2012 em torno de um diagnóstico da universidade (onde estamos?) e de uma nova proposta de educação (aonde queremos chegar?).

Concluímos que, para alcançar nossos objetivos, é necessário um instrumento capaz de aglutinar forças para alavancar as lutas da comunidade acadêmica. O principal meio de luta dos trabalhadores é o sindicato, que deveria ser responsável pelo encaminhamento dessas questões. Mas não é isso o que vêm acontecendo. O que temos é um sindicato que concentra suas atividades na prestação de serviços, distribuição de brindes e promoções de festas de fim de ano. Quanto às questões centrais, o desempenho é pífio, como mostraram as péssimas experiências de mobilização e greve do ano de 2012, a triste fragmentação das lutas, e a centralização da ação sindical em negociações de gabinete, resultando no aceite de um Plano de Carreira rebaixado e que não contemplou todos os servidores. Este ano, a imobilidade do sindicato quanto à reforma do Restaurante Universitário mostra que a apatia continua. Esses fatos levaram nosso grupo informal a crescer e se organizar enquanto oposição sindical, sob o slogan Um novo rumo para o SINTEEMAR, para disputar as eleições de abril de 2013. Eis os princípios do sindicato que queremos:

 

  • Um SINTEEMAR classista: um sindicato que seja um real instrumento de luta dos trabalhadores da UEM, que se reconheça como parte da classe trabalhadora e que não fique preso somente às questões corporativas. Quem olha só para o próprio umbigo anda sempre de cabeça baixa, não percebe o que acontece ao seu redor e oferece o pescoço à guilhotina.

 

  • Um SINTEEMAR autônomo: O Movimento Novo Rumo não é atrelado à reitoria, a partidos políticos, ao governo do estado, às organizações não governamentais e a nenhuma empresa ou instituição. Assim, não temos “rabo preso” com ninguém e o sindicato defenderá apenas os interesses da categoria.

 

  • Um SINTEEMAR de luta: um sindicato que se apresente como se fosse uma empresa prestadora de serviços faz com que seus associados se relacionem com ele como consumidores. O MovimentoNovo Rumo defende que o sindicato deve ser um instrumento de luta, que organize e mobilize os trabalhadores em favor de melhores condições salariais e de trabalho e de melhor progressão na carreira.

 

  • Um SINTEEMAR democrático, transparente e organizado a partir da base: um sindicato deve saber o que está acontecendo em todos os setores da universidade. Para isso deve estar o mais próximo possível dos trabalhadores. O MovimentoNovo Rumo rejeita o método sindical de decisão unicamente por reuniões de cúpula. As ações do sindicato devem ser decididas pela base em reuniões ampliadas e assembléias. Todos os trabalhadores terão total e exata ciência dos rumos do SINTEEMAR, simplesmente porque em um sindicato democrático de base todos participam nas tomadas de decisão e não há a necessidade de ações sigilosas. Nossa transparência será a consequência lógica da nossa conduta.

 

Queremos um novo rumo porque sabemos que um novo rumo é possível. Queremos ser a ponta de lança de uma luta para melhorar as condições dos trabalhadores da área de educação de Maringá e, mais do que isso, queremos dar início à luta por uma nova educação, uma educação crítica, para além das necessidades de mercado, que coloque o ser humano no centro de tudo. No próximo dia 23 de abril, ajude a criar um novo rumo para o SINTEEMAR, porque um novo rumo para o SINTEEMAR será o início de um novo rumo para a educação.

 

 

 

MOVIMENTO UM NOVO RUMO PARA O SINTEEMAR

 

OPOSIÇÃO SINDICAL

 

 

 

Nosso contato: movimentonovorumo@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s